quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Oie! Estou de volta! E viva gracas a Deus!
Estou um pouco assustada com a ideia ainda, mas pra quem nao sabe, segunda ao meio dia, mais precisamente as 13:43, passamos por um terremoto! Sim, aqui no meio da Alemanha tem disso!!
Mas vamos lá, mais uma experiência!! hehehehe Agora já sei como é passar por isso... =D
Bom, mudando de assunto...
Lembra que depois de mto tempo conseguimos decidir o destino? Hoje eu estava olhando as passagens de trem, vou sugerir pros meus pais para mudarmos... mas isso conto quando decidirmos certinho.... Tá, e agora? Decidimos para onde vamos o que fazer?
Pra quem é meros mortais como nós, a primeira coisa antes de mais nada é fazer o passaporte!! Sim, aquele azulzinho... ou quem tem a mais tempo, o verdinho... Pra isso, o mais fácil é entrar no site da Polícia Federal e marcar uma hora na PF mais perto... Tipo, nossa "grande" cidade nao tem PF, entao podemos escolher entre Caxias do Sul ou Porto Alegre. Esse é o site, é suuuuper fácil fazer!! http://www.dpf.gov.br/ Nao se anima muito, pq nao terá hora para o dia seguinte viu?
Ok, marquei a hora e agora?
Agora imprime o comprovante e junta todos os documentos necessários, que sao:
> Documento de Identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho), se caso tu fores casada, terá que levar os documentos com o nome de solteira e o de casada.
> Título de Eleitor e o comprovante que votou na última eleicao;
> Documento que comprove a quitacao com o servico militar;
> Comprovante de pagamento da taxa do Passaporte;
> Se caso tiver um passaporte já, tem que levar junto para renovar!!
> CPF...
e deu....
A foto é tirada lá mesmo!
Assim que estiver pronto, normalmente uma semana, eles mandam e-mail avisando. O meu estava em 3 dias!!!
Na hora de retirar o passaporte, o pessoal da PF pede as impressoes digitais dos 10 dedos!!! Só nao facam como eu, que estava suando de nervosa, por outros motivos claro, e tive que passar simplesmente 3 vezes cada mao!!!
Tem um prazo ainda de 90 dias para retirar o passaporte... se nao precisar logo...
Depois de estar com o passaporte na mao, é hora de comprar as passagens, daí sim, comeca o estress e os gastos... preparem os bolsos!!!


Quem sabe eu ainda terei o passaporte bordô aí de cima né Família??


Bjos,
Lu, Lulu, Luiza

Nenhum comentário: