sábado, 16 de abril de 2011

Próxima Parada: Amsterdam, Holanda

Olá! Tudo bom?
Primeiro peco desculpas pq nao postei NADA sobre Amsterdam essa semana... mas crianca doente em casa é correria certa... eu nao ia postar hoje... eu deveria estar em Haßloch visitando o Wesley nesse exato momento... mas os trens resolveram fazer greve... xinguei todo mundo já.... mas vamos lá... nao solucionou nada... o jeito será pegar o trem logo...

Enquanto isso intensivo sobre Amsterdam ok? hehehe
Estive em Amsterdam na virada do ano, 2010-2011 com dois amigos que sao au pairs aqui tb, a Helo e o Jojo... no Hostel encontramos mais um "bando" de brasileiros que moram em Dublin e tb iam passar a virada lá...

1° Lugar: tenha um mapa... e saiba se localizar nele!! hehehehe Nós fomos no "olhometro" e por esse site que estava logo na frente da Bahnhof (Estacao Central)


Pra conhecer Amsterdam muitos optam pelos passeios de barco pelos canais, tanto de dia como a noite... nós optamos por fazer tudo a pé mesmo, até pq nao é taaaaao grande assim, durante os 4 dias nao pegamos nenhum ônibus ou trami... foi tudo na sola da bota, literalmente, pois estavamos de bota de neve... aqui na Alemanha estava nevando muito... temperatura média de -12°C chegamos lá com -4°C, foi uma felicidade só!!
.
Quer neve em Amsterdam? Esquece!! Dificilmente neve lá!!
.
TODAS as casas de Amsterdam tem gancho e sao inclinadas tanto para o lado como para frente... Antigamente, quando a cidade foi "construída", as pessoas pagavam impostos dependendo do tamanho da casa. Quanto mais larga e baixa, maior o valor do imposto. Então só foram construídas casas altas e estreitas. A menor casa de Amsterdam tem 2 metros de largura por 6 de comprimento... nao vimos ela! Schade!
E os ganchos e a inclinacao?
Os ganchos que ficam em cima destas casas foram construídos para "colocar" móveis, e outros ítens mais pesados, pois as escadas nas casas sao tao pequenas que não suportam.
As casas e prédios são inclinados para evitar que estes móveis levantados não batessem na parede ou que quebrassem as janelas. Inteligente né?
.
Amsterdam ainda tem 8 moínhos de vento, que só fiquei sabendo depois que voltei pra casa... entao nao fui e nem vi eles... fica a dica pra que foi mostrá-los! Prometo em junho voltar com uma fotos ao menos perto de um!! hehehehe
.
Amsterdam tem vááááárias bicicletas, nao sei quantos milhoes... por onde se olha tem bicicleta! Na foto abaixo dá pra ver atrás de nós um "estacionamento" de bicicletas! Muitas sao deixadas lá por esquecimento, muitas perdidas... se a minha estivesse lá seria mais uma das perdidas! FATO!!


Por enquanto era isso ok?
Bjooooo
Lu, Lulu, Luiza

Nenhum comentário: